PROJETO ECOLÓGICO 2018 - Principal

PROJETO ECOLÓGICO 2018 - Principal

Imagem relacionada

PROJETO ECOLÓGICO: SÃO PAULO (19)4141-5000

 

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

 

SÃO PAULO

Tel. (19)4141-5000

(19)9.9393-2442 (Claro)

(19)9.8213-2007 (Tim)

(19)9.9703-2426 (Vivo)

(19)9.8825-1240 (Oi)

 

“AJUDE A TER MAIS ÁRVORE NA SUA CIDADE”

Coordenação Geral: Eduardo Conrado


Justificativa

Atualmente, um dos maiores desafios encontrados nos grandes Centros Urbanos é a falta ou a diminuição das áreas verdes. Campinas, por exemplo, já foi tomada pela Mata Atlântica e, hoje em dia, há poucos fragmentos da exuberante flora e fauna que aqui havia.

Na região onde será desenvolvido o projeto, na Região onde fica a Vila Costa e Silva, Vila Cury, Santa Genebra, Taquaral, entre outros bairros,nos anos 70, era comum haver árvores pelas ruas, oferecendo sombra às crianças que brincavam embaixo das copas das árvores, coisa que hoje em dia é raro.

A Santa Genebra, o Alto Taquaral, Chácara Primavera, Mansões Santo Antônio, entre outros bairros, nem existiam e em seu lugar eram áreas agrícolas ou campos onde havia riachos, taboais, vegetação, além de muitos pássaros e animais da fauna local.

Por outro lado, percebemos que ainda há uma vontade por parte da população local para mudar este quadro.Na verdade, houve período que muitos moradores plantaram árvores nos terrenos baldios, principalmente no período que a Prefeitura Municipal de Campinas desenvolveu a Campanha "Se plantarmos uma, plantaremos um Milhão de árvores, na administração do Prefeito Jacó Bittar.

O Projeto Ecológico 2018 propõem um plano de ação cujo objetivo retomar alguns projetos e organizadores, além mobilizar e treinar novas pessoas interessadas em Educação Ambiental, inclusive os alunos das faculdades e das escolas do ensino fundamental e médio da região que, muitas vezes, têm interesse no tema e não encontram meios de participar de Projetos Ecológicos.


Público Alvo

Todos os interessados em ensinar e aprender algo, População local, estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de universitários, profissionais, educadores e ambientalistas.

Objetivos

Que os interessados interajam em todas as etapas do Projeto Ecológico 2018:

  • Difundir técnicas com objetivo de formar multiplicadores que, por sua vez, formarão novos multiplicadores;
  • Discutir e se comunicar sobre o tema da sustentabilidade, áreas verdes, plantio de árvores, entre outros assuntos;
  • Conhecer as etapas do Projeto, desde produção das mudas, crescimento e plantio de uma árvore;
  • Sentir-se como agentes principais na mudança da paisagem do seu lugar.

Conteúdos Propostos:

  • Conscientização da Sociedade: Como podemos criar meios de aumentar a área verde de nossa região?

 É muito um importante a participação popular, profissionais e empresas nesse processo, uma vez que pessoas interessadas, principalmente se bem conduzidas, trazem uma enorme contribuição ao planeta.

 

  • Meio Ambiente: Em que a comunidade, escolas, profissionais, ambientalistas podem contribuir no processo de recuperação da flora e da fauna local.

    Dentro do possível, dar a contribuição para que possamos recompor parte da Biodiversidade local;

 

  • Metodologia

    Promover diversas atividades realizadas na comunidade visando o treinamento dos interessados, com o apoio de ambientalistas, profissionais e educadores, visando sempre a formação de multiplicadores e ações pontuais que incentivem a participação da comunidade e uma ação concreta para promover melhoria no meio ambiente local, mexendo no Microclima, biodiversidade, entre outros fatores ambientais. Neste caso, haverá um empenho para convidar profissionais qualificados para oferecer treinamento à população local que, por sua vez, irão ser multiplicadores do Projeto Ecológico.

 

COMO SERÁ O PROJETO NAS ESCOLAS?

Na escolas, os professores indicados deverão tratar com os estudantes assuntos relacionados ao tema, plantando  junto com os alunos árvores em recipientes que iriam ser descartados, como caixas e garrafas pets - na ocasião, abordando com os alunos a importância da diminuição de resíduos e a reutilização das embalagens.

As mudas das árvores deverão ser plantadas quando atingirem o porte adequado, principalmente nas épocas das chuvas.

Nota: a situação ideal é se a instituição de ensino pudesse construir um Viveiro de Mudas no terreno da escola ou na comunidade, com a ajuda de educadores e alunos.

 

Recursos Mínimos que serão utilizados na execução do Projeto Ecológico:

Sementes, treinamento, construção de um viveiro de mudas, entre outros processos e produtos.


Cronograma do Projeto Ecológico:

  • Dezembro de 2017 e Janeiro a março de 2018 haverá ações permanentes de mobilização geral com recolhimento de sementes das árvores já plantadas na região, incentivo para que os moradores doem sementes e mudas, plantios esporádicos, entre outras atividades que objetivem a mobilização de pessoas interessadas em Projetos Ambientais, uma vez que atrair pessoas interessadas em participar do projeto é condição básica para manutenção das ações;
  • abril | Maio inicia-se as atividade em sala de aula, com os professores ensinando os alunos a plantar as sementes e pequenas mudas de árvores em caixas de leite, garrafas pets e outra embalagens plásticas. Outro meio de obter recipientes é por produzi-las com jornais, nesse caso basta dobrar um pedaço de jornal e usar uma garrafa como molde, utilizando técnicas simples de origame.
  • maio - oferecer as mudas como presentes às mães dos alunos;
  • do início do plantio a setembro: acompanhamento das etapas de crescimento das mudas;
  • A partir de outubro ou nas estações das chuvas: plantio das mudas de árvores produzidas pela comunidade e pelos estudantes envolvidos no Projeto Ecológico;

 

SOBRE AS MUDAS E O PLANTIO DAS ÁRVORES:

Nas escolas, educadores coordenaram projetos de recolhimento de sementes e plantios delas em caixas de leite, garrafas Pet, Embalagens Plásticas, moldes feitos a partir de jornais e revistas velhas feitos com o auxilio de garrafas, usando o fundo como molde.

 

COMO FAZER UM VASO A PARTIR DAS EMBALAGENS:

  1. Pegue uma caixa de leite longa vida, garra pet, saquinho de leite, entre outras embalagens;
  2. Corte a parte de cima;
  3. Em seguida faça pequenos furos na inferior da embalagem, com objetivo de drenar a água (permitir que a água escorra com facilidade);
  4. Coloque terra  na embalagem, deixando sobrar aproximadamente 4 dedos na parte de cima da embalagem reaproveitada;
  5. Plante uma semente de árvore frutífera, nativa ou exótica (alguns especialistas indicam que as semente, quando lixadas, têm crescimento mais rápido;
  6. Procure catalogar adequadamente as plantas, uma vez que devemos se preocupar com o tamanho da árvores em idade adulta, evitando que árvores inadequadas atrapalhem a fiação, árvores com enraizamento lateral e superficial danifiquem calçamentos, espécies com raízes que costumam se alastrar entre encanamentos venham a destruir redes de esgoto e tubulações, outros danos. Para catalogar, basta escrever os nomes das plantas nas embalagens, além de armazená-las de um forma que fiquem agrupadas por espécies, além da fotos e, se possível, uma breve descrição da planta falando, principalmente, sobre onde determinada de planta deve ser plantada e em que época do ano;
  7. Regue regularmente os recipientes com as sementes;
  8. A medida que as árvores vão crescendo, interaja com a equipe discorrendo sobre assuntos relacionados às espécies;
  9. Outros objetivos.

Contato com o Projeto Ecológico:

 

Coordenação Geral:

Eduardo Conrado

(19)4141-5000

WHATSAPP: (19)9.8825-1240

E-mail: midiaemradio@live.com